top of page

Relembrando um pioneiro do Seis Sigma


Robert William "Bob" Galvin é reconhecido como um pioneiro e “Champion” inovador do Seis Sigma. Bob Galvin nasceu em 1922, filho do fundador da Motorola Paul Galvin. Ele foi trabalhar para a Motorola em 1940, e foi nomeado presidente da empresa em 1956. Bob posteriormente sucedeu seu pai Paul como CEO em 1959 e serviu neste posto até 1986.


Em 1986, deixou o cargo de CEO e manteve-se como Presidente do Conselho da Motorola. Junto com Bill Smith e John Mitchell, implementou a metodologia Seis Sigma na Motorola. Sob a sua liderança e influência, a empresa cresceu de US $ 216 milhões em vendas em 1958 para US $ 6,7 bilhões em vendas em 1987. Como resultado, a empresa recebeu o primeiro Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige do Presidente George Bush em 1988. O Seis Sigma foi posteriormente adotado pela General Electric (GE), sob a liderança de Jack Welch. Jack Welch foi citado como dizendo, "Six Sigma mudou o DNA da GE”.


Em 1979, a Motorola percebeu a extensão integral e os danos sofridos pela empresa. Galvin começou a perceber a extensão que tinha perdido fatia de mercado em vários segmentos-chave, incluindo televisores, rádios de carro e semicondutores. Essa percepção provocou um despertar em Galvin. A Motorola enfrentava um grande desafio e as coisas tinham que mudar!

Galvin entendeu que o desempenho dos negócios iria melhorar quando a qualidade melhorasse. Com sua equipe a postos, Galvin pôs em marcha uma estratégia de mudança poderosa com foco na cultura e qualidade na Motorola. Mesmo estando firmemente comprometido com essas mudanças, descobriu que os esforços não eram suficientes. Galvin então embarcou em uma grande mudança que exigiu ir de uma melhoria da qualidade de 10x para uma melhoria da qualidade 1800x. Colocou sua liderança no lugar que ele sabia que poderia começar o trabalho s ser realizado, e eles embarcaram neste caminho de profunda mudança.


Ao longo dos anos, a Motorola aperfeiçoou o processo Seis Sigma dentro da organização. Os líderes lutaram para melhorar continuamente a sua metodologia e encontraram seu sucesso tão necessário. Sua abordagem tornou-se científica e profundamente analítica. Como o tempo passou e os líderes cresceram, amadureceram e melhoraram seu compromisso com a qualidade, desenvolvendo sua prática Seis Sigma. A Motorola tornou-se rapidamente padrão-ouro para a qualidade e com a visão de que todos os setores buscam os mesmos objetivos. O foco inabalável de Galvin para a prática do Seis Sigma e do poder absoluto de confiar na sua equipe, colheu resultados inigualáveis. Eles entendenram que a medição era tudo!


A prática foi formalmente adotada pela Motorola e difundida em diversos setores em mais de 52 locais em todo o mundo e em mais 15 idiomas diferentes, todos dentro de um ano.

Bob Galvin, Motorola e o Seis Sigma serão sempre reconhecidos como Champions do Seis Sigma. O legado continua forte, e seu sucesso representa os esforços duramente conquistados de visionários que procuram qualidade absoluta e amelhoria do desempenho.

Quem sou eu?

Everton de Paula é Certified Quality Engineer pela American Society for Quality, Tecnólogo em Gestão da Qualidade e Lean Six Sigma Master Black Belt certificado pela Flórida Atlantic University.

Mais EJ na web
Siga-nos
  • Facebook Basic Black
RSS Feed
Assuntos
Nenhum tag.
bottom of page