top of page

Redução de Retrabalhos com Lean Seis Sigma


Indústria: Manufatura

Tipo de Empresa: Contrutora de Lanchas

Título do Projeto: Redução de Retrabalho Não Agregador de Valor

Método Utilizado: Lean Seis Sigma DMAIC

Linha do Tempo do projeto: 3 meses

Economia Total: R$ 190.400,00 por embarcação – R$ 571.200,00 em Hora-Homem (excluindo custos de material)


Declaração do Problema: Níveis significantes de retrabalho incorridos em projetos atuais tem aumentado custos sem agregar valor


Objetivo do Projeto: O objetivo da melhoria era reduzir os custos com retrabalhos em 80% baseado nos níveis atuais do ano base e mais 10% adicionais no próximo ano.


Justificativa do Projeto: Custos de Retrabalho são comumente de 5 a 7 vezes mais altos que realizar o trabalho corretamente da primeira vez. Adicionalmente os custos de pessoal (Supervisores, Desenhistas, Produção e Gerentes Técnicos) poderiam ser alocados para áreas mais lucrativas. Redução no retrabalho resultou em pedidos adicionais e mais lucros para a empresa.


Projeto: O time estabeleceu o base-line de performance do projeto e descobriu mais de 9,565 horas de diferença entre o tempo esperado e o tempo entregue em um reboque. Uma análise de Pareto nos conduziu ao entendimento de onde a maioria das horas estavam sendo desperdiçadas, mostrando os três principais contribuintes.

1. Desenho de Projeto Incorreto – 1800hrs;

2. Revisão de Desenho Incorreta – 1600hrs;

3. Material Incorreto – 875hrs


Estas três categorias em Engenharia estavam contribuindo com 95% de todas as horas de retrabalho.


Um desdobramento do processo mostrou que a maioria dos retrabalhos ocorreram em fases finais do projeto. Um estudo de benchmark ajudou a companhia a entender que havia diferenças significativas entre eles e outras companhias no que diz respeito a abordagem de projetos e gerenciamento de projeto em termos gerais.


Alguns exemplos:


  • As especificações não eram assinadas por todas as partes interessadas antes de iniciar os trabalhos;

  • O processo de cotação de material não era revisado pelo pessoal de Engenharia para determinar se o escopo do material comprado era consistente com as especificações do projeto.


O time realizou uma profunda análise para determinar as causa raiz do que levou a variabilidade nas horas de retrabalho. Um teste foi conduzido, e o time determinou que a cada 120 horas da Engenharia, 112 era gasta “apagando incêndios”.


O time encontrou uma solução padrão para identificação e rastreamento dos desenhos de projeto bem como um controle de revisão automatizado. Os Engenheiros foram treinados na utilização de formulários de modificação de desenho e relatórios de retrabalho e também como utilizar o novo sistema.


Resultados: Uma Análise de Modos e Efeitos de Falha foi desenvolvida para ajudar o time a entender onde potenciais falhas podem ocorrer bem como suas potenciais conseqüências.


Para perpetuar os ganhos, o time desenvolveu um plano de controle de processo. As áreas chave a serem controladas foram definidas como Desenhos, Revisões e Materiais. Cada ponto de controle tinha um objetivo mensurável e claramente definido, um plano de coleta de dados para monitorar a performance do objetivo, uma pessoa responsável por monitorar a performance do processo, e ações corretivas apropriadas para ser tomada caso o processo mostrasse condições fora dos limites de controle.


PARA MAIS INFORMAÇÕES: Para mais informações de como podemos ajudar sua organização a atingir resultados sustentáveis, contate-nos no (12) 98188 1703 ou nos visite nosso site em www.espjacconsulting.com

Quem sou eu?

Everton de Paula é Certified Quality Engineer pela American Society for Quality, Tecnólogo em Gestão da Qualidade e Lean Six Sigma Master Black Belt certificado pela Flórida Atlantic University.

Mais EJ na web
Siga-nos
  • Facebook Basic Black
RSS Feed
Assuntos
Nenhum tag.
bottom of page